CCleaner

Ainda não há comentários
Site oficial Livre

Descrição

É muito comum que negligenciemos a limpeza e organização do nosso computador. Todos os dias nós realizamos downloads de programas e aplicativos, instalamos e desinstalamos uma infinidade de recursos (alguns inclusive sem saber que estamos instalando), enfim, usamos nossas máquinas intensamente, mas esquecemo que todas as ações que fazemos deixam um rastro no nosso computador, como uma pequena poeirinha.
Com o tempo, essa poeira vai acumulando e o resultado é um grande bolo de sujeira que atrapalha o funcionamento ideal do seu sistema. Pensando em facilitar a vida das pessoas e ao mesmo tempo oferecer uma solução poderosa e eficaz, a Piriform criou em 2003 o CCleaner, que antigamente era chamado de Crap Cleaner (em tradução livre, Limpa-Lixo). Trata-se de um utilitário muito popular e útil que tem a função de limpar seu computador, consequentemente melhorando o desempenho dele.

Características

Mas o CCleaner faz muito mais do que uma simples limpeza na sua máquina. Ele realiza limpeza nos principais navegadores disponíveis (Internet Explorer, Chrome, Firefox, Opera, Safari, Netscape Navigator e muitos outros), eliminando arquivos temporários, histórico, cookies e outras informações que não são necessariamente úteis.
Além da limpeza de navegadores, ele também passa um pente fino por todo o seu sistema operacional, analisando seus documentos recentes e limpando o registro deles, arquivos temporários, relatórios de erro, lixeira e etc. Outro ótimo recurso é a limpeza de registro, onde ele elimina chaves de softwares que já não estão mais instalados, assim como entradas não usadas e outros elementos inúteis presentes no seu registro.
E não precisa se preocupar com a possibilidade de se apagar algo que você considera importante, pois você pode escolher exatamente quais áreas do seu computador o CCleaner vai analisar, assim como marcar qual elemento especificamente ele vai excluir, por exemplo, no Internet Explorer você pode selecionar para ele deletar todos os arquivos temporários e cookies, mas optar por preservar o histórico. Dessa forma, você consegue se livrar de tudo que é inútil e que você realmente não quer ou precisa.
Naturalmente, ao realizar essa profunda limpeza, o seu sistema operacional ficará muito mais rápido e leve, pois o computador guarda muita informação que ele não precisa.

Comparação

O CCleaner é de fato um programa muito popular, mas isso não é a toa. É uma ferramenta poderosa e que faz com perfeição tudo que promete. É natural que tenha muitos concorrentes, pois se trata de uma área bastante visada pelas empresas de criação de software, mas ele continua sendo um dos softwares que servem de referência para essa área.
Uma das suas principais características é que ele alia à boa funcionalidade um desempenho extremamente veloz. Para realizar análises profundas no computador ele leva pouquíssimo tempo e produz ótimos resultados. Como se não bastasse a velocidade e funcionalidade, ele também traz uma interface de fácil uso, onde você precisa apenas apertar um botão para realizar a análise padrão do seu computador.
Depois disso, em poucos segundos você poderá remover ou consertar os problemas detectados, tudo isso sem precisar gastar muito tempo. É possível se encontrar programas que façam além da limpeza do computador, um combate a arquivos maliciosos, mas muitas vezes, para fazer as 2 funções, esses programas acabam consumindo muito do seu computador, ou levando tempo demais nas análises.
Costuma ser mais vantajoso utilizar o CCleaner para limpar o sistema e fazer a manutenção da limpeza de seus navegadores e depois utilizar outro software especializado na remoção de malwares. Realmente podemos basear a análise pensando que é melhor um programa que faça com excelência uma função do que um que faça de forma não tão boa 2 ou mais funções.

Conclusão

O CCleaner conseguiu conquistar seu lugar no mercado por causa de uma ótima funcionalidade, associada ao fato de ser um software gratuito. Como a maioria das pessoas não gosta de dedicar muito tempo à manutenção e limpeza do computador, ele é uma ótima opção, que faz o serviço bem feito e bem rápido, sendo aconselhado tanto para usuários experientes quanto inexperientes, pois não há nenhuma dificuldade operacional no software.
Não é a toa que o CCleaner é considerado por muitos especialistas como um software necessário em qualquer computador. De uma forma geral, não há contra indicações para o uso deste software, pois ele não apresenta spywares ou adwares, então o usuário não precisa se preocupar com a segurança de seu computador no que depende do CCleaner, contudo, algumas ressalvas devem ser feitas para evitar certos problemas: durante sua instalação é recomendável prestar bastante atenção aos textos, para não acabar instalando recursos e aplicativos indesejados, como barras de ferramentas adicionais ou outros programas.
Basta realizar uma leitura atenta que esse problema não existirá. Mas mesmo que exista, é fácil desinstalar os eventuais programas. Outra questão que merece alguma atenção, especialmente dos usuários inexperientes, é a questão de realizar alterações no registro do seu sistema operacional. Para aqueles que sabem o que estão fazendo, não há riscos, contudo, para quem não tiver tanto conhecimento de informática é recomendável marcar um ponto de restauração do sistema antes de apagar itens do registro.
Como podemos ver, o CCleaner é um ótimo utilitário que pode melhorar e muito o desempenho da sua máquina e prestando atenção, não há o menor motivo para preocupações: sendo assim, é um software bastante recomendado.

Comentários

Escreva um comentário

Sua opinião sobre ...

You must be logged in to post a comment.

Ainda não há comentários

Antivírus resultado da verificação

Este arquivo é considerado seguro por 51 antivirus

Antivirus resultado
Bkav
MicroWorld-eScan
nProtect
CMC
CAT-QuickHeal
McAfee
Malwarebytes
AegisLab
TheHacker
K7GW
K7AntiVirus
Agnitum
F-Prot
Symantec
Norman
TotalDefense
TrendMicro-HouseCall
Avast
ClamAV
Kaspersky
BitDefender
NANO-Antivirus
SUPERAntiSpyware
Ad-Aware
Sophos
Comodo
F-Secure
DrWeb
VIPRE
AntiVir
TrendMicro
McAfee-GW-Edition
Emsisoft
Jiangmin
Antiy-AVL
Kingsoft
Microsoft
ViRobot
AhnLab-V3
GData
Commtouch
ByteHero
VBA32
Baidu-International
ESET-NOD32
Rising
Ikarus
Fortinet
AVG
Panda
Qihoo-360
Este arquivo foi verificado pela última vez