Bloodshed Dev-C++

Ainda não há comentários
Site oficial Livre

Descrição

Uma das linguagens mais conhecidas e usadas, principalmente para fins comerciais, é o C++. Trata-se de uma linguagem que surgiu em 1983, tendo se originado da linguagem C, porém, trazendo novos recursos e possibilidades. É uma linguagem de nível intermediário, contendo características de linguagens de alto e baixo nível.
Contudo, para se trabalhar com uma linguagem de forma eficiente, é necessário um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), que facilitam a vida dos programadores, fornecendo vários recursos e ferramentas para auxiliar não apenas na criação, mas no teste de programas desenvolvidos. O Bloodshed Dev-C++ é um IDE gratuito que roda em sistemas Windows e permite que seus usuários programem tanto em C quanto em C++.

Características

O programa conta com uma interface e funcionalidade otimizadas para o uso de programadores que desejam escrever em C ou C++, tendo, curiosamente, sua IDE totalmente escrita em Delphi. Ele oferece recursos que facilitam a programação, como um sistema para completar códigos, gerenciador de projetos, gerenciador de ferramentas e outros.
Contudo, um dos recursos mais interessantes é a possibilidade de se importar pacotes de códigos adicionais para ele, o que aumenta a funcionalidade do programa, melhorando seus atributos, como gráfico, animação, etc. Ainda que o Bloodshed Dev-C++ possua biblioteca própria, é aconselhável que os usuários baixem e instalem bibliotecas novas e específicas para suas necessidades.
O software funciona apenas com sistemas Windows, ainda que existam tentativas de se criar uma versão para Linux.

Comparação

Pode-se considerar que devido ao seu hiato, o Dev-C++ estaria muito defasado, mas Orwell conseguiu realizar várias atualizações para tornar o programa tão eficiente quanto, ou até mais do que muitos outros ambientes de desenvolvimento para C e C++.
Independente de sua história é um programa bastante eficaz e que não deixa a desejar quando comparado a outros que realizam a mesma função. Pode ser usado por qualquer programador sem dificuldades e ainda contando com uma boa interface e recursos para agilizar o trabalho e tornar a tarefa menos pesada e desgastante.

Conclusão

Em suma, o Dev-C++ é uma ótima opção para programadores que dominem as línguas utilizadas por ele, não apenas por oferecer um IDE funcional e com ótimos recursos, mas também por receber constantes atualizações de um desenvolvedor independente que está sempre atento às necessidades dos usuários, realizando mudanças necessárias para uma melhor funcionalidade.
O programa é gratuito, então pode ser usado por qualquer pessoa utilizando sistema operacional Windows. Talvez sua única ressalva seja com relação à falta de compatibilidade com outros sistemas, como Linux e Mac, ainda que existam iniciativas com relação à adaptação do programa para Linux, por exemplo. Por fim, é, sem dúvidas, uma ferramenta que poderá ajudar muitos programadores.

Comentários

Escreva um comentário

Sua opinião sobre ...

You must be logged in to post a comment.

Ainda não há comentários