Apache OpenOffice

Ainda não há comentários
Baixar Livre

Descrição

É muito comum que os usuários considerem que não existem outros editores de textos, planilhas e vários outros aplicativos fora do pacote Office da Microsoft. Porém, na verdade, existem opções interessantes e totalmente gratuitas, que não deixam a desejar em performance ou interface e que podem ajudar muitos usuários. Por mais que os computadores sejam cada vez mais utilizados quase que exclusivamente para a internet, um bom pacote de utilitários voltados para produtividade é necessário, e o Apache Open Office é uma opção bastante interessante, especialmente por ser um programa de qualidade e gratuito que pode ser usado em sistemas operacionais Linux, Mac ou até mesmo Windows.

Características

Como a maioria dos outros pacotes é paga, o Apache Open Office já possui uma grande vantagem por não cobrar pelo seu uso. Porém, preço não é tudo: qualidade é algo que os usuários também encontrarão neste software da Apache Software Foundation. Dentre seus recursos, os usuários encontrarão ferramentas para processamento e edição de textos, de planilhas, criação e manipulação de apresentações em slide, para criação de gráficos e até mesmo um componente para gerenciar dados, o Base.
A interface e funcionalidade do Apache Open Office são similares às dos softwares mais conhecidos e são de fácil uso, não exigindo que o usuário tenha muito esforço para se adaptar e dominar. Muitos usuários, contudo, se preocupam com a compatibilidade com formatos já consagrados, e o Apache Open Office não deixa a desejar: realiza conversões muito bem, perdendo praticamente nada em termos de diagramação e formatação.
Como é um programa que conta com apoio de uma comunidade global, o Apache Open Office está disponível em vários idiomas, incluindo o português, o que é uma mão na roda para usuários que não dominam muito bem o inglês.

Comparação

É muito difícil competir com um pacote Office tão conhecido e atualizado quanto o da Microsoft, contudo, alternativas grátis sempre possuem um atrativo para os usuários, que muitas vezes não tem o dinheiro para pagar por um software adequado e não querem recorrer à pirataria ou outros meios alternativos. O Apache Open Office é uma ótima alternativa que, mesmo oferecendo menos recursos do que seus concorrentes pagos, recebe atualizações constantes que sempre buscam melhorar o desempenho do programa, assim como a compatibilidade.
Em termos de inovação, realmente não há muita, mas o que muitos usuários querem é uma ferramenta funcional, e isso o Apache Open Office é. Existem outras opções gratuitas de pacotes Office, mas com certeza vale a pena tentar o Apache e montar uma opinião baseada na experiência.

Conclusão

Competir neste ramo é uma atividade árdua e bastante complicada, mas o Apache Open Office consegue superar as dificuldades e se manter como uma ótima opção para os usuários, especialmente por poder ser usado livremente, seja em ambientes profissionais ou não.
Basta baixar e instalar o software e começar a usar. Para quem já possui o pacote Office da Microsoft, pode ser que não seja uma opção interessante, mas para quem está decidindo sobre qual pacote usar, com certeza vale a pena testar, pois é uma opção bastante sólida e confiável.

Comentários

Escreva um comentário

Sua opinião sobre ...

You must be logged in to post a comment.

Ainda não há comentários